O que é ordem unida?
Já é do conhecimento da maioria das pessoas que a Ordem Unida é uma atividade militar “caracterizada” pela obtenção de determinados padrões coletivos de uniformidade, sincronização e garbo militar. Em outras palavras, é uma forma de se treinar a disciplina, a coesão da tropa e o exercício da liderança de seus comandantes. Mas você sabe de onde surgiu?
Prática antiga
Desde os tempos antigos, quando o homem se preparava para combater, ainda com armas rústicas, já estava presente a ordem unida, padronizando movimentos, isso pode ser notado em filmes que relatam as guerras do passado.
Segundo o Manual da Ordem Unida FREDERICO II, rei da PRÚSSIA, governante do século XVIII, dava grande importância à Ordem Unida, e determinava que diariamente seus súditos executassem movimentos a pé firme e em marcha com a finalidade de desenvolver, principalmente, a disciplina e o espírito de corpo. Dizia FREDERICO II: “A prosperidade de um Estado tem por base a disciplina dos seus Exércitos”.
Influencia estrangeira
O Exército Brasileiro, historicamente, teve seus primeiros movimentos de Ordem Unida herdados do Exército Português. Além disso, sofreu também duas grandes influências, a germânica e a francesa.
Alguns objetivos da ordem unida:
•Disciplina
•Autocontrole
•Senso de Grupo
•Autoestima
•Desenvolvimento Físico
Ordem unida no IOPEM
No ano de 2019, reunimos uma multidão de alunos em São Paulo para executarmos a ousada missão de realizar o maior fora de forma do mundo. Estudantes de diferentes unidades IOPEM se reuniram para fazer movimentos de ordem unida, além de fazer uma marcha simbólica por pontos estratégicos da cidade.
Para nós, a ordem unida é mais que um ato de embelezamento militar, pois quando nossos alunos se reúnem para juntos vibrarem e compartilharem dos mesmos movimentos, eles reforçam que na nossa instituição somos um por todos e todos por um, provando que JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.