Ser piloto da Força Aérea Brasileira é o sonho de muitos, mas você sabe o que deve fazer para alcançar esse feito? Se não souber fica tranquilo, porque vamos te mostrar cada detalhe de qual será sua trajetória até a sua primeira decolagem.
Primeiro você precisa entender que a formação de um piloto da FAB é feita na AFA – Academia da Força Aérea, e para ingressar nessa academia é necessário que você preste um concurso público.
O concurso abre todos os anos para homens e mulheres com idade entre 17 e 22 anos que tenham concluído o ensino médio. Existe também outra forma de ingressar na AFA, mas essa não é tão divulgada: Através do concurso da EPCAr.
Se você tiver entre 14 e 17 anos poderá prestar o concurso para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, um concurso da Aeronáutica para você, homem ou mulher, que deseja concluir o seu ensino médio na FAB e ainda ter uma vaga reservada no curso de pilotos da Academia da Força Aérea.
Agora vamos supor que você entrou para a AFA no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Aeronáutica. Após 04 anos você terá uma formação de nível superior e ocupará o posto de Aspirante a Oficial, com uma remuneração inicial de R$ 7.315,00.
Isso sem contar com a satisfação de servir o seu país e ter todos os benefícios que a carreira militar te oferece como: Assistência médica e odontológica, alimentação, plano de crescimento na carreira, cursos de especialização, oportunidades de viagens, bonificações salariais, aposentadoria com valor integral, e o melhor, ser respeitado por atingir uma posição que é só para os melhores.
Agora você já sabe o caminho, e se precisar de ajuda, nós do IOPEM estamos aqui para te ajudar! ✈️